Um blog destinado a quem quiser compartilhar gostos musicais, festas, clubs, DJs, música eletrônica ou falar sobre a tecnologia que envolve o contexto da música eletrônica em geral. Com direito a uma visão parcial sobre a cena do estado de Goiás.
terça-feira, 22 de março de 2011
[Resenha - Equipamento] Monitores de Referência
Depois de muito tempo, olhando, pesquisando, e ouvindo opiniões, comprei meus monitores pro que ainda vai tomar uma cara de "home studio". E devo confessar, não foi fácil chegar a uma opção legal considerando vários fatores, sendo o financeiro o mais influente, é lógico.
É certo que nada do meio musical é barato, mas é possível achar os que em termos comparativos, tem um bom custo x benefício, e as opções são muitas e muito boas. É possível achar monitores de até 500 reais, e monitores de 8mil. Vai do bolso, e o principal, da necessidade. Ou dos dois, vai saber...
Eu escolhi as Yamaha HS80M. Dois monitores com falante de 8 polegadas, e um tweeter com domo de 1 polegada, com 80W RMS em cada unidade, é feita em MDF e deve pesar em torno de 12kg. Até onde eu já li a respeito, são concorrentes diretas das KRK Rokit 8 e devo dizer, não ficam nem um pouco atrás da concorrência em termos de potência e qualidade.
Vale lembrar que monitores com menos de 6 polegadas requerem do uso de um subwoofer, uma vez que o domo com essas dimensões (menores que 6 polegadas) não consegue emitir freqüências de sons mais graves, ou seja, abaixo da faixa dos 300Hz. Tendo em vista essas característias, cada usuário pode pensar no que seriam os monitores mais adequados, considerando - também - a acústica do ambiente em que vão ser utilizados.
Mesmo se nao não planejar ajustar um sistema surround, o uso de subwoofer pode ser uma vantagem para mixagem stereo. Se não puder ouvir os subgraves não há muito o que fazer para criar sonoridade realmente boa. A resposta de graves extendida oferecida por um bom subwoofer pode de fato lhe ajudar a melhorar a qulidade geral das suas mixagens. A posição do subwoofer, ao contrário dos monitores, não é tão crítica porque as freqüências baixas, em torno de 200Hz, que é a faixa em que o subwoofer atuará, não são direcionais. Sendo assim, o ouvido humano não pode localizar a origem de tais freqüências. Teoricamente, o subwoofer pode ser ajustado em qualquer local do cômodo. Na realidade é uma boa idéia posicionar o subwoofer no chão entre os monitores frontais principais na mesma distância da posição de audição dos monitores principais, mas não tem que ser o centro morto.
Entretanto, como a maioria das pessoas não dispõe de cômodos em casa acusticamente isolados e tratados, é óbvio que o som vai reverbarar nas paredes, mas mesmo assim, a posição dos monitores faz toda diferença na percepção do áudio. Por outro lado, todos os monitores dispõem de ajustes em dB das frequências a serem reproduzidas por eles, de modo que seja possível retirar graves, médios ou agudos conforme o som se propaga em certos ambientes.
No aspecto preço, como dito anteriormente, tem de todos os preços. Mas obviamente, monitores mais baratos têm uma qualidade de áudio inferior, mas necessariamente quer dizer que são ruins. Alguns dos monitores mais vendidos e mais bem comentados são:
*Yamaha HS-80M:
- Me convenceu pelo custo x benefício. Tem uma qualidade de áudio absurda, além de esteticamente agradável. Seus 80W em cada unidade conseguem reproduzir quase todas as freqüências audíveis de grave, e têm um preço razoalvemente justo (2300 reais o par) nas lojas, inclusive de Goiânia. Fiquei bastante satisfeito com a minha aquisição.
*KRK Rokit 8 G2
- Esta é a segunda geração da família Rokit, que segundo o fabricante rende 90W RMS, 10W a mais que as HS80 da Yamaha. São muito elogiadas pelos usuários e sendo considerados um dos melhores monitores do mercado. Possuem uma excelente qualidade de áudio, e também são muito agradáveis estaticamente. Seu preço é bem próximo dos Yamaha, podendo serem encontrados por até 2600 reais (o par) no mercado nacional e também é encontrado à venda em Goiânia.
*Genelec 8000 Family
- Esta é a família 8000 da Genelec, marca considerada por muitos o senhor dos monitores. Pessoalmente eu nunca ouvi, mas muito se comenta que a qualidade do áudio chega a assustar de tão limpo. Naturalmente, são os monitores mais caros do mercado, chegando a custar 2200 dólares (o par) no eBay e 11mil reais em lojas e no Mercado Livre.
*Samson Resolv 50a
- Dizem ser um dos monitores mais baratos do mercado. Têm um som bem gostoso de se ouvir, mas ainda estão um pouco distantes da qualidade vinda das Yamaha e das KRK. Pode ser encontrado por 1300 reais (par), um preço justo, e são monitores muito bons para os que estão começando ou simplesmente buscam um áudio limpo, equilibrado e bom de se ouvir.
*M-Audio BX-5
- São outros monitores também considerados muito bons. A M-Audio é uma marca muito tradicional no que diz respeito a equipamentos de música, tanto para estúdio, quanto para DJs. Ouvi falar muito bem destes monitores, e também são comparados às Yamaha e aos KRK. O preço inclusive, é bem agradável, chega a custar 1500 reais no mercado nacional.
*Mackie MR8
- Se os Genelec são so reis dos monitores, os Mackie são as rainhas. Este é um dos mais caros monitores do mercado nacional, mas também são dignos de seu preço. São comparados aos Genelec pela sua qualidade absurda do áudio. São usados inclusive para masterizações, uma vez que dado o nível de precisão do áudio, é possível detectar qualquer tipo de erro de mixagem e qualquer imperfeição em uma música. Em Goiânia já vi a venda por pouco mais de 8mil reais. No eBay ele chega a custar 600 dólares (o par)
Em tempo, quanto maior o falante do monitor, mais caro ele fica (naturalmente), porém, as vezes o preço do par pode assustar e fazer a pessoa a pensar em monitores menores, de 5 polegadas pra baixo. Talvez, se levado em conta a necessidade de um subwoofer, não seja viável. Geralmente os subwoofers de monitores são as peças mais caras de todo o set, porém, há quem prefira por uma questão de espaço, estética ou mesmo gosto.
Volto a dizer, cada usuário precisa saber de suas necessidades para se adquirir um monitor. Há quem use monitores Behringer, simplesmente por oferecerem um som mais limpo do que caixas acústicas convencionais, de modo que não se faz tão necessario assim, uma áudio de nível tão alto.
Para se usufruir 100% do que cada monitor oferece, a acústica, como dito anteriormente, é um item fundamental, já que a reverberação do som é diferente em cada ambiente, o que altera a percepção do som. Além disso, pra um monitor reproduzir com toda a qualidade que ele oferece, se faz necessário o uso de uma placa de áudio externa, pra eliminar ruídos provenientes de defeitos e interferências dos computadores em que estão instalados.
Para concluir, é preciso dizer que existe um modo de aumentar a percepção do áudio pelos ouvidos, que é usando o ponto de convergência. O ponto de convergência acústica na prática , também chamado de "sweet spot", deve-se ao posicionamento dos monitores frontais principais. Na prática, é o ápice de um triângulo equilátero, ou seja 60º - de maneira que drivers estejam direcionados à posição da audição. A altura dos monitores deve ser ajustada de maneira que os tweeters estejam alinhados com seus ouvidos devido ao fato de freqüências agudas (de alta freqüência) serem direcionais. E como dito no começo do post, a posição dos monitores é um fator fundamental para melhorar a percepção do som.