segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resenha: Gorge - Mood Remixes (Parte 1)

  

 Antes de começar a falar, eu gostaria de agradecer a todos que tem lido este blog. Quando comecei a escrever, não imaginei que tantas pessoas fossem ler, e gostar, do que eu escrevo. É muito bom ver que tem gente que realmente tem lido e gostado, fico muito feliz em saber disso. =] Muuuuito obrigado.
*
*
  Aos fatos: recentemente comentei sobre o novo álbum do Gorge, o Mood Remixes. Pois é, eu havia ouvido parcialmente e apesar de sempre tietar o trabalho de todos os produtores que remixaram as tracks e também o próprio Gorge, eu cheguei à conclusão de que realmente, o EP é SENSACIONAL.
   Fiz o download do EP inteiro hoje, e já dei o meu veredicto. Basicamente se envolveram nos remixes os melhores produtores de deep house, house e tech house da cena. Eu já havia gostado bastante do disco original, pirei bastante ouvindo. Principalmente as tracks Emefa, My Boots, Makena e Mooi.
   Ouvindo os remixes, de longe, a que mais gostei foi o remix de Milton Jackson para a track Emefa. Talvez pela pegada mais pesada da bass line, e talvez pela melodia. A track foi inteira transformada do que era um deep house bem low bpm, para algo que já consegue fazer uma transição pra alguma track que faz melhor uma pista.
  Outra música que gostei bastante foi o remix de My Boots feito por Daniel Dubb. Basicamente, o vocal ficou intacto, mas índole da música mudou por completo. Foi usado uma linha de grave bem carregada e com muito groove. Conferiu um certo peso, mas de certo modo consegue fazer pista. Ficou bem interessante. Os breaks mais curtos com um "turn back" mais forte ficou bem legal e com certeza, vai gerar muitos gritos nas pistas dos clubs e festas.
   A versão de Keya do Chris Lattner ficou bem tech house. Também mudou muito a track, bem som de warm-up. Eu gostei, mas acho que a linha de grave o kick poderiam ter ficado um pouco mais pesados, mesmo que talvez saísse da proposta de ser mais deep house.
   A versão de Xaxax de Terry Lee Brown Junior, por outro lado, mantém bastante a personalidade original da track do Gorge, e as mudanças são sutis. Pouco mais de peso foi adicionado aos kicks, bass lines e até os próprios hithats e ximbáu ficaram mais pesados, a melodia por outro lado, mudou pouco, e ainda deixou a track no patamar do deep house.



  Helmut Dubniztky também fez um remix interessante de Mooi. Também manteve a identidade original de música e basicamente extendeu e editou alguns breaks, adicionou synths simples de modo que a versão original só foi complementada e não mudada. Isso de certa maneira, mateve a identidade musical do autor original.
   Alex Niggemann foi responsável pela track Mi Vida. A música sofreu uma metamorfose mas ainda manteve a melodia e a linha de grave basicamente se intensificou. A track original que era quase um chill out se tornou de um deep house bem encorpado. Foram adicionados vocais mais marcantes que os meros auxílios da versão original, que acabaram por conferir uma característica meio obscura e uma pega de tech house em uma música completamente deep. Excelente, por sinal.
   Bom... essa foi a minha conclusão e minha opinião sobre o ep Mood Remixes (parte 1), estou ansioso aguardando o resto do disco remixado. Além de Gorge, provavelmente o próximo volume vai contar com remixes de também ótimos produtores, a nata do deep house e tech house mundial. Vindo de Gorge e da própria 8bit, não tem como sair coisa ruim.