quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Áudio, visual

   A relação entre um dj e um vj em um balada, antigamente, era basicamente de complemento. A parte visual da balada era apenas um complemento ao som, coisa que até hoje é assim em algumas casas do Brasil. Porém, a relação entre vjs e djs é bem mais que isso. Eu arrisco dizer que praticamete 50% da balada é de cada um. Às vezes o visual é tão impressionante que o áudio nem se destaca tanto. Digo... é como se os dois fossem uma coisa só, esse lance de áudio e vídeo. Uma balada onde não têm vjs é nitidamente mais simples, e torna tudo mais pobre, inclusive o som. A impressão que eu tenho é que o visual enaltece o som, como se sem o visual, o som ficasse mais sem graça. Talvez por isso que os clubes hoje em dia invistam tanto em vjs, telões, TV's de LCD, e outros elementos visuais. Clipes como este excelente trabalho do Vj Axell, o Promo 05 , geralmente são o que rolam nos telões das melhores baladas do País, pra não falar Mundo. Em um ambiente onde os telões não só completam, como também são parte fundamental dos bons shows e eventos de música, eletrônica ou não. 




   Entretanto, há eventos onde o visual é tão impressionante que talvez se destaque mais que a própria música. Uma dupla de vjs, François Wunschel e Pier Schneider são arquitetos de som e luz. A dupla já produziu diversos clipes, mas, os que receberam maior destaque foram V-Mirror para o Vitalic, SQUARE-Cube para o DJ Ètienne de Crécy e o Boombox para o Godskitchen Party. Já vi muitas produções de vídeo legais. Tanto nas baladas que já fui, como em vídeos no YouTube. Mas nada chegou perto do que esses dois fizeram. 


   O Boombox é tão incrível que o dj era mero acessório. A presença dele era praticamente irrelevante, apesar de o show depender dele, o colocaram num pequeno espaço, dando maior ênfase e espaço para a produção em vídeo de François e Pier. Igualmente impressionante, o tamanho da estrutura do evento e a locação utilizada, uma espécie de predio histórico com uma praça na parte frontal do edifício. Muito bom gosto e bom senso tanto em efeitos visuais, como em locação, que deu um ar todo especial ao evento, que talvez, não seria tão impressionante se fosse outra. 

   Infelizmente, não sou tãããão por dentro de projeções e VJing para pode me aprofundar mais no assunto e explicar melhor como tudo funciona. Vou procurar estudar a respeito pra então postar aqui, e não postar nenhuma asneira. Mas vale a pena conferir o vídeo que postei. Existe um outro, maior que mostra o processo de montagem do palco e até o momento em que o evento começa com frames acelerados. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=t47Xd89MIDA. Vou aproveitar para deixar aqui, o site dos responsáveis pela pequena projeção: http://thecreatorsproject.com/pt-br/ Vale o click. =]