segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nacional com cara de importado.

   Hoje é inegável, músicos brasileiros tem recebido um destaque bastante maior que alguns anos atrás. Deixando de lado, a MTV com seus coloridos, e outras baboseiras que os jovens têm consumido, a música brasileira tem recebi destaque em um segmento praticamente inteiro controlado pelos europeus: música eletrônica. Em especial, o techno, o tech house, o deep house o progressive house. É bem fácil citar produtores, alguns ainda residentes no Brasil, que têm recebido um destaque na cena, e assim, ajudando a crescer e fortalecer a cena eletrônica da região em que estão inseridos como residentes de clubes, ou promovendo festas. A exemplo de um produtor goiano, que tem recebido uma atenção maior no deep house nacional que é Alex Justino. Residente de duas das principais casas do centro-oeste, o Club Fiction e o Sedna Lounge, Alex J, tem produzido deep house de altíssima qualidade. Suas produções em termos de arranjo, estilos de vocais, lembra - em muito - a nata do deep house europeu como Gorge, Jimpster, Pezzner, entre outros produtores que o influenciaram. No segmento do techno, o Brasil já conta com nomes de peso e altíssimo grau de respeito no exterior como acontece com o dj e produtor Rodolfo Wehbba, que atualmente reside na República Tcheca, tem produzido um techno bem áspero, e de alta qualidade. Eu, particularmente, acho que é um som ainda muito semelhante do que produzem Lutzenkirchen, Christian Smith, Fergie e Reset Robot. Mas ainda assim, seu som ainda é singular, onde é possível notar uma identidade musical. No progressive house, os brothers paulistas Viktor Mora e Rogério Naccarati têm feito ótimas produções nessa subvertente do house. Melodias muito bem arranjadas, com vocais gravados pela cantora também sorocabana Sady Medeiros. Hoje Mora & Naccarati estão presentes nas principais festas e clubs do País, se apresentam com o live Mora & Naccarati LIVE! Audiovisual, que contam com a presença do Vj Axell e da própria Sady nos vocais, dando uma cara do clássico progressive house europeu, mas totalmente produzido dentro do Brasil.
  
  Voltando ao techno, temos também o mineiro Anderson Noise, que já tocou e ainda toca nos melhores clubs underground do País, lançou em 2009 um DVD que conta um pouco da sua história e mostra algumas turnês pela Europa e pelo Japão, e um CD somente com produções próprias. Anderson produz no techno, uma linha que eu acho inclusive, meio abstrata. É techno mas indefinido entre o tech house, techno ou progressive house. Ainda não sei se o reconhecimento que ele teve se deve ao seu carisma, seu som, critividade ou tudo. Uma vez, ele teve a idéia de fazer um live broadcasting pela internet da balada. O fato rolou no incrível D-Edge. Fecharam dois camarotes, fizeram uma ilha no meio club, onde ficava a banda larga, e os caras faziam os cortes ao vivo, como se fosse uma transmissão de um jogo de futebol. Nessa noite, tocaram Anderson Noise, Gui Boratto e Renato Ratier. Fato que com certeza marcou a história do D-Edge, do Anderson e da música eletrônica nacional. O fato repercutiu tanto na cena, que tinha gente no Japão, nos Estados Unidos e na Europa mandando e-mails comentando sobre a balada. Os caras trabalhando lá e vendo a galera fritar na pista do Club.
   Talvez sejam essas inovações, somadas com a qualidade da música que eles têm produzido que tem feito da música eletrônica brasileira uma das mais pesquisadas nas lojas de música virtuais como o Beatport e o Resident Advisor. 
 Não podemos esquecer também, de Gabriel Serrasqueiro, vulgo Gabe, antigo produtor de psy-trance, que agora investiu no tech house e no techno. Lançou diversas produções de alta qualidade com Re Dupre e Du Serena, a maioria lançada pela Lo Kik Records, Sprout Music e Plastik Park, os dois últimos de propriedade do produtor de techno alemão D-Nox.
   Produtores brasileiros BONS, existem vários. Vários que eu não conheço a história, mas pude conferir algumas músicas como o próprio já citado Re Dupre e outros bons produtores e djs como Victor Ruiz, o monstrinho brasiliense do minimal Allan Villar, o também brasiliense Komka, e Hopper, todos no techno, Rafael Noronha, no technno e tech house. Joe K, no progressive house. Carlo Dall'Anese e Fábio Castro, que já tiveram maior imponência no mercado do progressive house, estão voltando com tudo no Sweetmad, uma espécie de electro rock, misturado com progressive house. Ulisses Nunes, também no progressive house. João Lee e seu projeto Dubshape, no deep house e tech house. Crossover, de Júlio Torres e Amon Lima, também no progressive house e no house. São inúmeros novos rostos no mercado da música eletrônica mundial, e como brasileiros, é preciso que o público dê mais valor na música que têm. Muitos ouvem, o som desses caras e quando ficam sabendo da autoria, ficam de cara, talvez por não acreditar no potencial da música nacional.